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Transporte pneumático: conceitos fundamentais e suas aplicações

Transporte pneumático: conceitos fundamentais e suas aplicações

Antes de tudo, o que é um sistema de transporte pneumático?

Basicamente é um processo onde pode-se movimentar produtos em pó e grânulos através de um fluido, neste caso o ar, de determinado ponto de captação até outro ponto desejado.

Em fase diluída ele pode ser dividido em dois casos, são eles:

  • Transporte pneumático a pressão positiva
  • Transporte pneumático a vácuo

 

O sistema de transporte pneumático de fase diluída a pressão positiva

O produto é transportado continuamente a uma alta pressão (0,6 a 1  bar) e alta velocidade (16 a 30 m/s), isso se deve a uma baixa relação de mistura entre kg de produto/kg de ar, ou seja, há bastante ar para pouco produto, assim na fase diluída as partículas de material são suspensas no ar dentro da tubulação.

Para que seja fornecido os valores de vazão e pressão necessários para o sistema é necessária a injeção de ar na tubulação através de sopradores, ventiladores ou compressores de ar, normalmente localizados no início do sistema.

É comum para sistemas de transporte de produtos higroscópicos como o açúcar a utilização de desumidificadores e resfriadores devido a injeção de ar quente pelo soprador, nestes casos, também pode ser mais indicado um sistema a vácuo.

 

Usualmente quando utilizar um sistema de transporte pneumático a pressão positiva?

Os sistemas de transporte de pressão (positiva) são usados para transportar materiais de uma ou multiplas fontes e principalmente, mas não limitados a, variados destinos.

Os sistemas de pressão positiva também são adequados para transportar grânulos e pós, o material é carregado na linha por meio de um sistema estanque, são mais comumente aplicados para produtos menos abrasivos devido ao desgaste que será gerado nos equipamentos, mas com um correto dimensionamento das curvas e apropriado tratamento térmico também é possível ser empregado, conforme expertise e avaliação técnica.

Devido a alta velocidade e pressão também acaba não sendo indicado para produtos muito frágeis onde pode-se perder suas propriedades físicas devido ao impacto, o que muitas vezes é indesejado.

É mais utilizado para capacidades médias-altas e longas distâncias.

 

Exemplo a pressão positiva

 

O sistema de transporte pneumático de fase diluída a vácuo

Esta opção trabalha de maneira oposta a pressão positiva, pois o produto é transportado através de um vácuo criado no interior do sistema para assim “puxar” o material presente na tubulação.

Opera a valores de pressão menores (-0,2 a -0,5 bar) e valores de velocidade semelhantes a pressão positiva.

Por ser um sistema que opera a baixa pressão possui válvulas mais simples, em compensação necessitam de sistemas de filtragem maiores devido a uma maior vazão de ar.

 

Usualmente quando utilizar um sistema de transporte pneumático a vácuo?

Os sistemas de transporte a vácuo (pressão negativa) são usados principalmente, mas não limitados a, para o transporte de materiais de várias fontes para um único destino.

Está opção se torna ideal quando o material não é higroscópico ou sofre alteração a altas temperaturas devido a não “jogar” ar quente na linha e também para produtos mais abrasivos conforme adequações semelhantes a pressão positiva.

Outra de suas vantanges é uma menor propensão a vazamentos, já que trabalha em pressões inferiores a atmosférica.

É utilizado para capacidades médias-baixas e distâncias médias e curtas.

 

Exemplo a pressão negativa / vácuo

 

Quais são os componentes de um transporte pneumático a fase diluída?

De maneira geral um transporte pneumático é um sistema sucinto os principais equipamentos que o compõe são:

Diversos outros equipamentos podem ser utilizados no sistema, mas não necessariamente tem relação direta com seu funcionamento, como silos, moegas de recepção rasga sacos, dosadores de micro-ingredientes, desinfestadores, entre outros.

 

Válvula rotativa


Nós produzimos válvulas rotativas com uma gama de especificações, folgas mínimas internas de precisão impedem o vazamento excessivo de ar.

O produto é introduzido através da válvula para a rede de dutos, onde uma velocidade suficiente do ar é requerida para manter as partículas em suspensão e transportar o produto até o destino final.

Possuimos uma variedade de opções que incluem para linhas pesada, reforçadas, higiênicas e de fácil limpeza.

Válvula de desvio de fluxo


A válvula de desvio de fluxo é um componente essencial do sistema de transporte pneumático, é responsável por direcionar o fluxo de produto através da tubulação para múltiplos destinos, com dois canais de transporte disponíveis, quando um está acionado o outro se encontra fechado.

Possui duas concepções sendo diversora ou conversora de fluxo, na concepção diversora uma entrada diverge em duas possíveis saídas, já na conversora duas entradas convergem em uma saída.

Microfiltro pulse-jet


O microfiltro é um dispositivo de filtragem essencial ao sistema de transporte pneumático, irá separar o produto bom do ar limpo, realizando sua decantação e também irá despressurizar a linha, seja em sua concepção de fundo cônico ou de topo.

Existem diversas opções de configuração para cada situação, desde modelo das mangas até a variação de seus dispositivos de fixação, com entrada ciclonada e também em formato de balança.

 

Quais as principais vantagens de um transporte pneumático?

As principais vantagens deste tipo de processo está em sua versatilidade de customização através de curvas, tubos, entre outros componentes, que fazem com que a necessidade de espaço para instalação seja pequena fazendo assim travessias em trajetos longos e sinuosos com muito mais facilidade que um transporte mecânico, além disso consegue atender uma grande gama de capacidades de linha, temos casos instalados em distâncias maiores a 300 metros e capacidades de até 40 ton/h.

Por ser uma maneira prática de transporte também possui custo reduzido quando comparada a outras opções, é um sistema fechado e contando-se com um sistema bem dimensionado evita a contaminação do produto transportado pois se torna uma linha auto-limpante onde não há parada de material.

 

Simplificado segue o funcionamento do transporte pneumático em fase diluída

  1. Carregamento de material: O material a granel a ser transportado é normalmente carregado em uma moega ou em um recipiente de armazenamento equipado com um alimentador (válvula rotativa), o qual controla a taxa de fluxo do material no sistema de tubulação.
  2. Tubulação: Uma rede de tubos é usada para criar uma rota de transporte para o material. Esses tubos são normalmente maiores em diâmetro em comparação com sistemas de fase densa, permitindo uma taxa de fluxo de gás e produto mais alta.
  3. Injeção de gás ou ar: Um gás, geralmente ar, é injetado no sistema de tubulação a uma pressão controlada usando um soprador ou compressor. O gás injetado cria um fluxo de alta velocidade que transporta o material ao longo dos tubos.
  4. Suspensão de material: À medida que o gás flui pela tubulação, ele suspende as partículas de material a granel dentro do fluxo de gás. O material é distribuído e disperso por todo o gás, formando uma mistura ou suspensão diluída.
  5. Velocidade de transporte: A velocidade do gás em um sistema de fase diluída é maior em comparação com sistemas de fase densa. Essa alta velocidade mantém as partículas suspensas no fluxo de gás e garante seu movimento contínuo pela tubulação.
  6. Separação e Filtração: No destino ou ponto de recebimento, a mistura de gás e material é direcionada para um separador ou sistema de filtragem. Esses dispositivos são projetados para separar o material do fluxo de gás, o gás geralmente é filtrado e reciclado e então liberado a atmosfera, enquanto o material separado é coletado para posterior processamento ou armazenamento.

 

Alguns produtos já transportados


São mais de 50 anos em projetos de sistemas de transporte pneumático, devido ao know-how adquirido conseguimos atender os mais variados segmentos da indústria.

Confira alguns produtos já transportados para referência.

 

Expertise Coppi Industrial

  • Sistemas bem dimensionados fazem com que a linha seja auto-limpante mantendo a mesma sempre higienizada
  • Baixo custo de manutenção e bom custo benefício
  • Permite o transporte em trajetos longos e sinuosos com facilidade
  • Possui inúmeras capacidades, podendo variar de 0,5t/h até 40t/h
  • Temos sistemas instalados em distâncias iguais a 300 metros

 

Conte com uma ajuda especializada

De maneira geral o transporte pneumático é um sistema simples, mas possui detalhes especifícos de dimensionamento, como a saltation velocity, características de projeto dos equipamentos, entre outros, assim um pequeno detalhe esquecido deverá gerar alguma falha no sistema, seja um vazamento, perda de pressão, não atendimento da capacidade e diversos outros problemas, por isso nada melhor que um parceiro com know-how e expertise no assunto.

Se quer saber mais ou obter ajuda e conselhos que facilitem seu trabalho, entre em contato com nossos especialistas deixe que nós projetamos enquanto você produz.

 

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